Barritas de Granola

No outro dia, um familiar perguntava-me se já não estou farta de granola, que por ele, eu ficaria proibida de voltar a ter como protagonista das minhas stories do instagram pequenos frascos de granola e iogurte. Por ele eu ficaria ainda proibida de voltar a preparar prendas familiares com base em aveia, frutos secos e frutos desidratados. Eu ri-me e pensei. De facto, desde Novembro que ando completamente viciada em granola. Tudo serve de desculpa para ligar o forno e pensar em novas combinações. Mas querem saber, acho que esta paixão veio para ficar e não se trata de uma moda.
 

Descobri que tenho conseguido controlar o meu apetite graças às receitas de granola que tenho confeccionado. Eu, geralmente, tenho apetites do tamanho do mundo, estão me sempre a apetecer doces, bolos, bolachas, bolachinhas, chocolates pecaminosos. Também vos acontece isso? Agora todas as segundas-feiras preparado os meus frasquinhos com granola para levar para o trabalho. Já não tenho desculpas para ir ao café do lado babar por cima da vitrine dos bolos gordos e vestidos de cremes lustrosos.




Como não quero enjoar a granola e até porque gosto de variar, há alguns dia experimentei uma receita de Barritas de Granola. Apesar de não ter prensado a mistura como deve ser, o resultado final conquistou-me. Espero que gostem tanto quanto eu.

Barras de Granola

Ingredientes
100g de oléo de coco
4 colheres de sopa de mel
75g de açúcar
250g de flocos de aveia
100g de sultanas
75g de papaia desidratada
50g de arandos desidratados
50g de sementes de girassol
50g de sementes de abóbora
50g de nozes

Pré-aquecemos o forno à temperatura de 190ºC. Aquecemos o óleo de coco, o mel e o açúcar numa caçarola pequena até derreterem. Entretanto, misturamos todos os outros ingredientes numa taça. Acrescentamos a mistura do mel aos ingredientes secos e envolvemos. Vertemos tudo num tabuleiro já preparado e comprimimos firmemente com a superfície bojuda de uma colher, para obtermos uma camada uniforme. Este é um passo muito importante. Levamos ao forno durante cerca de 25 minutos ou até ficar dourado. Deixamos arrefecer durante cerca de 15 minutos e depois, com uma faca bem afiada, cortamos cuidadosamente em barritas. Deixamos arrefecer por completo antes de as tirarmos do tabuleiro. Estas barritas mantém-se em boas condições durante vários dias desde que as guardemos num recipiente que feche hermeticamente.
 

Sem comentários