Bolo Mousse de Chocolate (sem farinha)


Talvez seja cedo para partilhar receitas açucaradas, depois dos quilos de açúcar que ingeri na Páscoa. Bem, talvez não tenham sido quilos. Deixa ver: foi um creme queimado delicioso, um pão de são bento com queijo, diversas fatias de pão-de-ló e amêndoas. Acho que vou estar de dieta até ao Natal. Mas antes disso, uma pausa para experimentar este maravilhoso bolo.


Andava há imenso tempo para confeccionar um bolo super forte em termos de sabor a chocolate. Eu adoro chocolate, posso até dizer que sou viciada em chocolate. Se bem que nos últimos tempos, por diversos motivos de saúde, o consumo tem sido racionado a doses pequenas e em ocasiões especiais, ou de tempos a tempos. Todavia, retirar por completo o chocolate da minha alimentação está fora de questão. O chocolate dá felicidade. E nos tempos que correm devemos aproveitar todos os motivos para sorrir, certo? Por isso, na despensa cá de casa, não pode faltar chocolate negro com mais de 70% de cacau. Assim, sempre que me dá a gana de chocolate, recorro a um quadradinho pequeno desta preciosidade. Este bolo tem por base a receita de Kladdkaka – Swedish chocolate cake, da blogger Call me Cupcake. Espero que gostem desta minha versão.



ljmdaejcdioejcdfeiow



Bolo Mousse de Chocolate (sem farinha)

Ingredientes
200g de manteiga
200g de chocolate negro (70% de cacau)
1 chávena (cheia) de café forte
4 ovos (à temperatura ambiente)
140 g de açúcar branco refinado
Raspas de um limão

Aquecemos o forno a 180Cº e forramos uma forma (de 22 cm) com papel vegetal. Derretemos a manteiga e o chocolate numa caçarola em lume brando. Juntamos o café a esta mistura e reservamos. Numa tigela grande misturamos os ovos com o açúcar e a raspa de limão até obtermos um creme leve e fofo (batemos aproximadamente 5 minutos). Adicionamos com uma espátula a manteiga e o chocolate à mistura dos ovos. Mexemos até obtermos uma massa consistente. Vertemos a massa na forma e levamos ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos. Deixamos o bolo arrefecer por completo antes de remover da forma. Pode ser servido frio, com bola de gelado ou apenas com açúcar em pó por cima.

Sem comentários