Bebida de Própolis

Como já devem ter reparado pelos poucos post que tenho partilhado, quer no Facebook, quer no Instagram, por estas bandas anda um rebuliço enorme. Depois de quatro anos decidimos arrumar os trapinhos e mudarmo-nos de malas e bagagens feita para o campo. Sim, quem me acompanha neste mundo virtual, sabe que é um dos meus sonhos viver no meu campo. Para já ainda não consegui esse feito, mas o facto de me mudar para espaço rural faz-me acreditar que dei um passo na direcção certa, que estou mais perto de concretizar o sonho. Espero ter tempo para num próximo post (mais alargado) relatar como tem sido a mudança. Mas para já estou naquela fase de pensar: Que grande trabalheira! De facto, retirar toda a mobília e demais tarecos de um 3º andar de um centro histórico, não foi tarefa fácil. E ainda por cima com a ajuda de São Pedro que nos brindou com dias cinzentos. Já para não falar das caixas infinitas que ocupam as divisões da nova casa. Como é que foi possível acumular tanta coisa em apenas três anos? 











Claro que com tantas mudanças, tanta chuva no lombo, tantas noites mal dormidas, tantas (para já) saudades da casa antiga começamos a sentir cá em casa que o Inverno está a ter outro impacto no nosso corpo. Eu tenho sentido a necessidade de reforçar aquela barreira que me permite acordar com boa disposição de manhã. Para isso tenho recorrido ao mundo maravilhoso das abelhas. Não sei se já ouviram falar de Própolis? Explicado por miúdos,  Própolis é uma espécie de resina que as abelhas produzem com mel, cera e outras excreções das próprias abelhas. Soa a coisa blhacc blhaccc, certo? Mas a verdade é que esta espécie de resina tem propriedades anti-séticas, anti-inflamatórias, anti-oxidantes. Geralmente, é muito recomendada para aliviar gargantas inflamadas e pequenas infecções, ams a verdade é que também reforça o sistema imunitário. Atenção, reforça o sistema imunitário se não tiverem nenhuma doença grave, senão forem alérgicos a abelhas e produtos relacionados com as mesmas, e claro se estiverem grávidas (porque a verdade é que não há informação suficiente sobre a utilização deste produto por grávidas). Caso queiram experimentar esta receita, das duas uma ou têm um amigo apicultor que vos pode arranjar Própolis, ou então dirijam-se a uma ervanária, lá encontram já o preparado de Própolis, o que vos reduz trabalho. Eu tive a sorte de no ano passado, aquando de uma visita a um apiário, o apicultor ofereceu-me um pouco deste ouro das abelhas.








BEBIDA DE PRÓPOLIS
Ingredientes da Tintura de Própolis
10gr de Própolis
30gr de aguardente de boa qualidade

Ingredientes Infusão
1 lt de água
5 rodelas grandes de gengibre
casca de 1 limão médio

Para fazermos a tintura, deitamos a Propólis num frasco, juntamos a aguardente e agitamos todos os dias, durante 2 a 3 semanas, até que a Própolis fique bem dissolvida. Coamos o líquido num filtro de café. Transferimos para um frasco esterilizado e guardamos ao abrigo da luz.

Para a Bebida de Própolis, fervemos a água. Adicionamos três rodelas de gengibre e a raspa de um limão médio. Numa chávena de chá deitamos duas colheres de café de tintura de Própolis, enchemos com a infusão de limão e gengibre. Finalizamos com uma rodela de limão e mel a gosto. 


Sem comentários