Tostas de Queijo, Uvas Assadas e Mel

Regressar é o verbo que impera no mês de setembro. Há muito que deixei os estudos regulares e que abandonei o ano lectivo para adotar o ano civil. Todavia, há uma mística que reside em Setembro, que associa este mês aos regressos. Retomo o trabalho, incorporo novamente horários fixos nas rotinas do dia-a-dia, refaço planos para tentar cumprir os desejos de ano novo, volto a encadernar livros (agora para os mais pequenos da família), regresso à necessidade de mudar os modelitos no guarda-roupa. E acima de tudo, volto ao fastfoward, às milhentas tarefas, ao "cruisedescontrol".









Se por um lado sabe bem regressar a casa, aos cheiros familiares, à confusão da minha cozinha, por outro lado é bastante triste abandonar as refeições calmas, em que podemos ficar à mesa o tempo que acharmos conveniente à partilha de histórias, de gargalhadas e de bons humores. Sinto, principalmente, falta dos pequenos-almoços demorados, nos quais perco a noção do tempo, da data que figura no calendário e me deixo apaixonar pela vida vezes sem conta. Setembro é assim um misto entre a vontade de retomar os hábitos e o desejo de viver sem relógio. Cá por casa o direito a férias só será confirmado daqui a um ano. Portanto, é importante enganar as saudades com refeições redobradas de cuidados, nos momentos em que for possível.




Tostas de Queijo, Uvas Assadas e Mel
Ingredientes
Óleo de girassol puro (para untar)
Cachos de uvas
Queijo-creme (tipo Philadelphia)
Fatias de pão (de boa qualidade)
Mel
  
Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos uma assadeira com óleo de girassol. Em seguida, colocamos pequenos cachos de uvas na assadeira e regamos com mel. Assamos as uvas durante 20 a 25 minutos, até a pele dos bagos estalar. Reservamos. De forma generosa, espalhamos queijo creme em fatias de pão de boa qualidade. Adicionamos as uvas assadas, permitindo que o sumo escorra para o queijo. Regamos com mais mel. Comemos imediatamente.


Sem comentários